Realizada pelo Instituto Bardi, a exposição abre no dia 11/07, terça-feira, e vai até 31/07, no térreo do edifício-sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, no Centro Histórico da capital.
Trata-se de uma edição com reproduções da mostra original em cartaz na Casa de Vidro, a sede do instituto no bairro do Morumbi.
Resultado da Parceria de Fomento com o CAU/SP (chamamento público 006/2022), a mostra reúne 20 painéis com reproduções do acervo do Instituto Bardi e curadoria de Renato Anelli.
O objetivo é ampliar o acesso à exposição “A produção coletiva na obra de Lina Bo Bardi”, em cartaz desde abril no instituto.
Esta mostra apresenta documentos originais que buscam, a partir de fotos, desenhos e objetos do acervo, identificar os processos de criação de Lina Bo Bardi (1914-1992), tendo como eixo central o projeto da arquiteta ítalo-brasileira para o SESC Fabrica Pompeia no período entre 1977 e 1986.
“Ao dirigir as atividades expositivas, Lina buscou modos mais coletivos de trabalho, interagindo com jovens arquitetos, designers, cenógrafos e operários da obra”, observa Renato Anelli, destacando o desejo da arquiteta por uma nova forma de atuação do profissional pautada no “esforço para sair da cultura que deposita ideias de um sujeito em outro, para conseguir fazer obras de criação coletiva” (1973).
A exposição original segue na Casa de Vidro até dia 29 de julho . Para visitação, é necessário agendar pelo link: casadevidro.byinti.com
Serviço
Exposição “A produção coletiva na obra de Lina Bo Bardi”
Dias 11 a 31 de julho de 2023
de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados
Sede do CAU/SP
Rua Quinze de Novembro,194 – Centro Histórico (próximo da estação de metrô São Bento)
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Casa de Vidro
Até 29 de julho de 2023
Quinta a sábado
às 10h, 11h30, 14h e 15h30
Rua General Almerio de Moura, 200 – Morumbi
São Paulo/SP
Ingressos: casadevidro.byinti.com, com agendamento prévio.